Eis mais um pinupzinho saindo do forno feito nas horas vagas. Procurei estudar com calma várias vertentes nessa pintura, tais como cartunização a partir da fotografia, blocagem com lineart e uma base chapada e estudo de tons. Selecionei uma fotografia interessante com uns tons bacanas e parti pr estilização.
Como faz tempo desde o ultimo making of, nesse caso resolvi documentar o passo-a-passo dessa pintura para uma visualização e entendimento mais fácil com um fim mais didático para os que acompanham o meu trabalho.
Procurei não me ater demais a fotografia no quesito de pose e caracterização, utilizei mais como uma base mesmo. Foi um processo relativamente rápido do rough até o lineart e a blocagem. Não tenho o costume de fazer um lineart para as minhas pinturas, normalmente parto direto para as manchas após o sketch/rough mas resolvi tentar um processo diferente. Procurei tomar meu tempo e fazer com calma a pintura e ir modificando e adaptando conforme a minha proposta mas observando com cuidado os tons da referência que foi o que me chamou mais a atenção. No final ainda dei um toque pessoal extra afinal de contas a proposta não é ser uma super reprodução.
É o tipo de pintura que gosto de fazer de tempos em tempos para dar uma refrescada mental!
Rough feito no Sketchbook Pro e pintura feita no Photoshop CS5 com uma Tablet Wacom Cintiq 21ux.
Referência tirada pelo fotografo Wildplaces (wildplaces.deviantart.com).
Muito bom Felps
ResponderExcluirOla Felipe! parabens pelo trabalho! perfeitos! cara tenho uma duvida, acho que voce pode me ajudar, voces faz tudo na Tablet os rascunhos? tipo eu faço primeiro na mao e depois scanneio e faço a arte final na mesinha, queria saber onde voce faz a arte final, é no sketch pro? qual pincel? .. com uma Wacom bamboo 470 da pra faze essa leveza ai? ehehe
ResponderExcluiroutra duvida, quando voce começa a pintar no photoshop parece q o traço dela fica de outra cor, um tom acima do q é pintado o corpo, é isso msm? como faz isso? abração
Fala Dhiogo, muitas questões! hehehe
ExcluirEntão, faço tudo na tablet mesmo, de vez em nunca eu rascunho na mão e digitalizo, mas normalmente rascunho direto no computador.
Na questão do acabamento, no caso específico dessa imagem, é como descrevi no final do tópico, fiz o rascunho basicão no sketchbook pro (passo 1, o rascunho em azul) e depois levo para o photoshop para traçar o outline bonitinho e começar a colocar uma base de cor chapada (passo 2 e 3). Depois começo a pintar dentro das bases mas eventualmente vou pintando por cima do outline até ele desaparecer (uso ele apenas de guia) para ficar uma pintura realista.
No caso uso o Sketchbook Pro por pura preferência já que gosto das ferramentas do programa para fazer rascunhos e roughs, acho prático e me lembra desenhar no papel mas uso só para isso, não faço cores nele nem nada, para isso uso o Photoshop e o Painter. Mas na maioria dos casos trabalho mais com o Photoshop mesmo inclusive pros rascunhos, ele serve para qualquer coisa.
Sim é possível fazer tudo isso com uma Bamboo sem problemas, tudo é questão de prática e saber configurar os brushes para conseguir traços e pinceladas com sensibilidade à pressão. Mas o mais importante mesmo é saber que não importa muito o software ou a tablet, mas sim o conhecimento que você está empregando no seu trabalho, o resto são apenas ferramentas. Em tese você tem que ser capaz de executar a mesma qualidade de trabalho em qualquer ferramenta ou software.
Bom, não sei se entendi direito a última pergunta mas o traço (assim como qualquer outro layer do PS) você pode travar a transparência e assim você pode pintar apenas aonde você já traçou/pintou/desenhou alguma informação. Ou seja, eu traço o outline de cinza e depois travo a transparência e pinto ele de outra cor, no caso um tom mais marronzinho para fundir melhor com a pintura mais para frente.
Isso ai cara, qualquer coisa fique a vontade para me mandar um email ou adicionar no messenger, meu email está no perfil.
Grande abraço!