Pôsteres e outros produtos disponíveis! Visite a minha loja na Colab55!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Making of "Ruiva na Praia"



Conforme prometi, eis o making of da "Ruiva na Praia"!

A proposta deste post é de demonstrar como é um progresso de concepção e amadurecimento de uma idéia, por mais simples que ela seja. Algumas pessoas me perguntam, têm dúvidas de como começar uma ilustra ou simplesmente não conhecem o caminho que percorre um trabalho finalizado. Então esse Making of visa desmistificar essa idéia de que os artistas têm que sair finalizando um trabalho logo de cara e valoriza o estudo e o destrinchamento de uma idéia.

É sempre é interessante que seja feito um laborioso processo de estudos e decupação antes de sair partindo para o resultado final. O trabalho só tende a ganhar com isso, e consequentemente você, tanto em conhecimento como em portfólio.

Bom, vamos ao Making of! O conceito dessa ilustração é simples, uma temática de verão/praia. Então resolvi abordar um pinup meio retrô meio moderno de uma garota relaxando na praia tomando um sorvetinho.

Para melhor entendimento é interessante que seja feito o download da imagem para uma visualização maior. Está em uma resolução boa o suficiente para ver os sketches.

1-Esboços iniciais da idéia.

Como podem ver no item 1-, não me preocupei com finalização, nem com traço limpo, nem cores, nada disso. Apenas traços soltos para jogar alguma coisa no papel, brincar com poses, ângulos e situações. É a hora de soltar a imaginação! Normalmente nessa fase começo a esboçar também o possível design do personagem. Embora a ruiva seja extremamente simples, isso é algo justamente bem dificil de se fazer. Como fazer algo simples e interessante? Detalhes têm que dizer alguma coisa, se eles não dizem nada simplesmente poluem o seu trabalho e podem inclusive atrapalhar a sua idéia. Se o design for mais complexo com certeza a quantidade de sketches seria no mínimo o dobro.

Feito esses esboços iniciais começo também a buscar referências para reforçar um pouco mais o design.

2- Estudo de composição e desenvolvimento da idéia.

No item 2- comecei a praticar thumbnails de composição dentro de um frame da cena. Antes eu não fazia com tanta frequência esse tipo de estudo, mas resolvi pegar pesado dessa vez pois foi o meu ponto central de foco para essa ilustra, compreender mais sobre composição, e de fato, elevou e muito o resultado final. É interessante notar que não se deve fazer sketches grandes pois a nossa percepção é sempre em cima das formas e shapes de modo geral, e a melhor forma de você captar isso é fazendo bem pequeno para sentir como está a silhueta da personagem e da cena. Evite fazer estudos muito grandes em termos de tamanho mesmo, pois é bem provavel que você irá se perder em detalhes desnecessários, deixe isso para a fase final de pintura.

Percebam que nessa fase a única coisa que me preocupei em fazer foi de enquadrar a forma, pensar em espaços positivos e negativos e uma exploração mais a fundo da narrativa da personagem. Apesar de que o foco foi estudar a composição, acabei tendo uma idéia de fazer da personagem uma sereia, mas descartei no final das contas. Acho que o foco é sempre bom mas se você tiver algum pensamento interessante, explore-o, volte a etapa 1- e explore o design mais a fundo! Na pior das hipóteses você poderá utilizar essa idéia para um futuro trabalho.

Essa é uma fase importante para você pensar principalmente na narrativa. O que você quer passar com esse trabalho, o que está acontecendo na cena, o que a personagem está fazendo, qual a personalidade que você quer passar, qual sensação, etc. São questões muito importantes que devem serem feitas em qualquer ilustração e tudo deve trabalhar a favor dessas respostas.

3- Esboço final e progresso da pintura digital.

Depois que determinei um esboço mais final da cena parto para o item 3-, a pintura propriamente dita. Para mim essa é uma fase bastante prazeirosa, pois gosto de lidar com cores, mas também lido com algumas questões de design e enquadramento. Como já mastiguei bastante nas outras etapas, não preciso pirar muito nas mudanças na fase de pintura (que é mais complexa). A base está toda aí, a idéia se manteve, apenas fui modificando conforme minha percepção do trabalho foi aumentando. As cores também são elementos de narrativa, então é sempre importante ter em mente que a paleta de cores que você quer usar seja boa o suficiente para passar a sensação que você quer atingir com seu público.

Em suma é isso pessoal! Todo esse estudo e decupação vai depender do tempo que você tem para fazer o trabalho, se eu tivesse mais tempo provavelmente passaria um tempo maior estudando elementos da cena e de design e provavelmente finalizaria mais ainda a ilustra. São sempre pontos que você deve pensar, qual o foco do trabalho como um todo.

Esse é basicamente o meu método de trabalho atual e está em constante evolução como todos nós devemos sempre estar. Sempre procuro agregar todo conhecimento que adquiro e que me que passam também. Acho que quem quer evoluir tem que saber que sempre há o que aprender e sempre há alguém que sabe mais. Humildade é chave pessoal. Portanto, estudem sempre e tenham disciplina, pois não existem atalhos no mundo da arte figurativa. Se você quer ser bom então corra atrás e foco, foco, foco!

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário